Nos tempos atuais é muito normal que as pessoas recorram a diversos procedimentos para que consigam melhorar a sua aparência e dar um aumento na autoestima e neste texto você verá o que é a toxina botulínica e porque faz tanto sucesso!

Se você não se sente bem com o seu corpo e gostaria de ter algum tipo de mudança, como ter lábios mais bonitos, prevenir rugas e marcas de expressão, este é um tratamento muito famoso ao qual diversas pessoas recorrem.

Ao longo do tempo muita gente tem recorrido aos mais diversos métodos para melhorar a aparência e se sentirem bem com o próprio corpo, este é um procedimento que está ficando cada vez mais conhecido.

Se você ficou curioso(a) para saber o que é a toxina botulínica, acompanhe este texto até o final porque explicaremos o que é, como é feito, como funciona e diversas outras informações sobre este procedimento tão famoso.

Caso você não conheça este método, poderá conhecer através deste artigo e vai saber sobre todos os benefícios que ele pode trazer para a sua vida depois que o uso for realizado.

O que é a Toxina Botulínica?

Popularmente conhecida como Botox, esta é uma toxina que se origina de uma bactéria chamada de Clostridium Botulinum, sendo usada principalmente no tratamento de rugas e linhas de expressão.

Esta toxina é utilizada para tratar as rugas, marcas de expressão como os pés de galinha, marcas na região da testa e diversos outros problemas que são gerados em nosso rosto com o passar do tempo por conta de diversos hábitos ruins que temos.

O Botox traz os resultados mais rápidos e visíveis que temos entre diversos tratamentos disponíveis, sendo uma ótima solução para quem deseja ter resultados rápidos e de forma segura.

Mas vale ressaltar que a aplicação desta toxina, deve ser feita apenas por profissionais especializados como cirurgiões plásticos, dermatologistas e médicos que realmente possam executar a técnica.

Agora que ficou claro o que é a toxina botulínica, saiba que a mesma não é usada apenas para melhorar a aparência, esta também é muito usada em tratamentos de suor excessivo, espasmos, enxaqueca, estrabismo, tiques, rigidez muscular e etc.

Quando injetada, esta toxina atua como um bloqueador neuromuscular que vai impedir a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, sendo um grande inibidor da contração muscular seja parcialmente ou completamente.

Como é feito o procedimento?

Esta também é uma grande dúvida das pessoas quando se trata deste processo. O modo como é feito pode ser um pouco invasivo e muitas pessoas podem não gostar, mas ele realmente é funcional.

A Toxina Botulínica é aplicada em nosso rosto por meio de uma seringa com agulha, ela é injetada nas regiões onde temos as marcas ou problemas aos poucos, os resultados podem surgir desde os dois ou três primeiros dias.

Agora que sabe o que é a toxina botulínica, deve saber também que os resultados finais podem demorar até 15 dias para ser notados, portanto não se frustre se a diferença não foi imediata com o seu tratamento.

toxina botulínica

Existe diferente entre Botox e preenchimento facial?

É importante responder a esta dúvida porque muitas pessoas pensam que o Botox é literalmente o preenchimento facial, mas na realidade existe uma certa diferença entre os dois tratamentos.

A toxina botulínica é um paralisante muscular, logo, com o preenchimento facial é o tratamento indicado é apenas onde estão as rugas mais profundas, o que faz com que ele nos devolva o volume facial e diminua a flacidez.

O Botox é mais indicado para as rugas dinâmicas, ou seja, rugas que são geradas pelo movimento, como franzir a testa por exemplo. Os preenchedores são mais indicados para todas as linhas de expressão em volta da boca.

Quem pode receber o procedimento?

Este é um fator muito importante e decisivo quando se trata de fazer o procedimento de aplicação da toxina, se você quer fazer e não sabe se deveria, neste tópico poderá tirar a sua dúvida.

A idade aconselhável para que demos início as aplicações é depois dos 25 anos de idade ou quando você se sentir incomodado(a) com as linhas de expressão, nestes casos é recomendado ter mais de 20 anos.

Sabemos o que é a toxina botulínica, mas vale ressaltar que a mesma tem contraindicações e não deve ser usada por pessoas alérgicas a formulação do Botox, grávidas, mulheres que estão amamentando, doentes neuromusculares, imunológicos e com problemas de coagulação.

A aplicação deste composto é totalmente segura quando aplicada por um médico especializado, além do mais, o uso muito frequente desta substância se feito sempre corretamente combate o envelhecimento precoce.

Então, se você está se sentindo incomodado(a) com as linhas de expressão, rugas e coisas do tipo, desde os 20 anos de idade e se não estiver em nenhuma das condições que foram citadas, poderá fazer o uso deste tratamento.

toxina botulínica

Quanto tempo duram os resultados?

Mas e agora que fiz o Botox, daqui a quanto tempo precisarei renovar a aplicação? Esta é uma pergunta muito frequente e falaremos mais sobre ela agora, desta forma você saberá quanto tempo pode durar a aplicação e quando renovar a mesma.

Normalmente os resultados do Botox aparecem 48 horas após a aplicação e no máximo, demoram 15 dias para que atinja o seu efeito máximo. Portanto não ache estranho se os resultados não surgirem nas primeiras horas.

O que é a toxina botulínica é realmente interessante porque depois das aplicações, não é necessário que tenhamos repouso, mas nas horas depois da aplicação, não devemos praticar exercícios físicos e nem massagear o local.

A duração dos efeitos varia entre 3 a 4 meses, mas em alguns casos os resultados podem durar até 6 meses. Recomenda-se que sempre faça um intervalo de 3 meses entre cada aplicação.

É importante seguir esta recomendação para que o organismo não desenvolva resistência a substância. É normal que após o procedimento surjam alguns hematomas na pele por conta da introdução da agulha, o tratamento é feito com pomada anestésica, o que o torna mais suportável.