As tatuagens são um verdadeiro fenômeno e podem servir como uma maneira das pessoas se sentirem diferentes, como uma forma de protesto ou apenas como detalhes para aumentar a autoestima das pessoas.

Tatuar pode ser um processo bem demorado e muito doloroso, além de nunca mais sair da pele. Será que a tatuagem pode fazer mal a pele? Vamos tirar essa dúvida no texto, então leia até o final para saber sobre todas as informações.

Quando a tatuagem é feita de maneira certa não estraga e nem faz mal para a nossa pele. É importante que o tatuador use sempre os materiais corretos, tudo sempre muito limpo e agulhas descartáveis. É necessário se atentar a um tatuador confiável e experiente.

Riscos da tatuagem

A maioria dos casos de riscos para a saúde são causados pelas tintas utilizadas na tatuagem, que podem ser toxicas para o nosso organismo. Fora isso, é necessário, como dissemos a cima, se atentar as condições do ambiente do tatuador, ter toda a higiene necessária para o procedimento para que diminua o risco de complicações após a realização da tatuagem e também evitar infecções.

As tintas amarelas, laranjas e vermelhas são consideradas mais perigosa pois podem conter um composto azólico que acaba se desintegrando quando expostas ao sol, assim ela se espalhará pelo seu corpo e aumentando a chance de risco do câncer.

Já a cor azul e verde possui tons metálicos que possuem níquel, podendo causar alergias de contato e sendo proibido utilizar bijuterias e cosméticos. A cor preta é a que apresenta menores riscos, elas possuem a substancias carbon Black que é feita a base de petróleo, borracha e alcatrão, aumentando as toxinas do corpo e fazendo que as doenças surgem mais facilmente.

Quando a tatuagem é feita com um bom profissional, esses riscos podem ser diminuídos, pois ele terá boas tintas, bons equipamentos e boas condições de higiene.

tatugem estraga a pele

Alergia a tinta e queloides

Em alguns casos, é possível que pessoas mesmo com todos os procedimentos corretos, tenham algum tipo de alergia a tinha da tatuagem, apesar de ser algo difícil de acontecer. Existem pessoas que ficam com as cicatrizes da tatuagem mais altas e maiores, que são conhecidas como queloides.

Principais riscos

  • Inflamação do local: região fica vermelha, pele inchada e temperatura elevada, aumentando a chance de infecção e formação de cicatriz.
  • Reação alérgica: devido a tinta usada pode surgem anos depois da realização da mesma.
  • Formação de queloides: cicatriz feias com inchaços e relevo.
  • Risco de infecção: infecção durante a realização da tatuagem, vírus como hepatite C ou B, HIV, no caso de materiais não descartáveis.
  • Manchas e coceira na pele: acontece muito em tatuagens de henna.

tatugem estraga a pele

Lembrando que esses riscos e reações acontecem principalmente devido ao fato de algumas tintas possuírem em sua composição substancias que podem causar essas reações, pois mesmo aprovadas pela Anvisa, não são classificadas como cosméticos ou medicamentos, o que dificulta os estudos e sua regulamentação.

Procure sempre um profissional confiável que use produtos de qualidade para não acontecer complicações.