Você usa a bucha para tomar banho? Nossa pele é o maior órgão que possuímos no corpo e a é a nossa primeira barreira de proteção contra qualquer intruso indesejado do exterior, como vírus, bactérias, toxinas e danos físicos.

Para manter uma boa saúde é crucial manter a pele limpa e sempre hidratada, porém, o excesso de limpeza ou a limpeza inadequada por acabar sendo prejudicial. Um dos erros que entra nesse quesito é esfregar as buchas no corpo na hora do banho.

A superfície da nossa pele é oleosa e composta por 3 tipos de lipídios que são o colesterol, os ácidos graxos e a ceramidas. Eles agem num conjunto para manter a estabilização da estrutura da pele e impedir que aconteça a desidratação.

No momento da higienização e principalmente nos banhos, as pessoas acabam exagerando nos sabonetes e em produtos que retiram a oleosidade na pele, além da sujeira. A grande da maioria das pessoas utiliza a bucha para esfregar o corpo, isso machuca a pele e retira toda oleosidade cutânea, mais do que é necessária.

perigos de usar bucha

O que acontece quando retiramos a oleosidade da pele?

Quando retiramos a oleosidade da pele com o uso da bucha, nossa pele acaba sofrendo alguns danos, que levarão a irritação e a descamação. Além disso, quando eliminas os lipídeos da pele, acaba ocorrendo a desidratação o que acaba piorando mais ainda a situação.

Afinal, qual o jeito certo de limpar a pele? O ideal é que seja utilizado só o sabonete e água que já é mais do que suficiente para manter a pele limpa e retirar a sujeira do corpo.

Utilizar a bucha no corpo não é aconselhado por dermatologistas pois essa pratica não irá retirar apenas a sujeira, mas também o excesso de lipídeos. Para quem utiliza a bucha no banho, deve reparar que a pele fica vermelha e até coçando, agora você já sabe o motivo.

As pessoas geralmente dizem usar a bucha para eliminar as células morta e que isso ajudará a pele, porém, na verdade, não acontece, pois, as células quando morrem, caem sozinhas, sem a necessidade de utilizar a força com a bucha.

O uso da bucha só é necessário quando a pele realmente está com muita sujeira que é difícil de retira-las apenas com o uso da água e do sabão. A bucha pode causar até mesmo micro lesões em nossa apele e isso pode ser a porta aberta para complicações e infecções na epiderme.

Para finalizar, é indicado pelos dermatologistas utilizar sabonetes neutros, evitar as buchas pois elas retiram todos os lipídeos da pele, deixando a seca, desidratada, ressecada, causando descamação e micro lesões que podem acarretar maiores problemas.

perigos de usar bucha

Utilize a bucha só em casos de muita sujeira na pele e opte sempre pela água e o sabonete que são mais que necessários para retirar a sujeira do dia a dia. Lembre-se também de utilizar cremes hidratantes para manter a pele hidratada, suave e macia, além de brilhosa e cheirosa.