Entendendo seus tipos de pele: O que significa e como cuidar de sua pele

Os tipos de pele são a coisa mais importante que você precisa saber ao decidir que produtos usar. Você não quer que sua pele seja seca, oleosa ou sensível.

Se for, você saberá exatamente que tipo de produtos você deve estar procurando! Aqui está uma breve descrição dos quatro principais tipos de pele e como cada um deles reage de maneira diferente aos tratamentos, para que você possa identificar qual tratamento funcionará melhor para sua pele.

O que é um tipo de pele?

Um tipo de pele é uma classificação dos tipos de pele que existem. As pessoas “normais” têm pele seca, oleosa ou mista. Isto não significa que as pessoas que são classificadas como tendo pele normal não são propensas a ter acne ou outros problemas de pele.

Entretanto, uma compreensão de seu tipo de pele lhe permitirá tratá-la melhor e evitar que alguns destes problemas aconteçam em primeiro lugar. Também é importante para você saber quais produtos funcionarão melhor para seu tipo; se você usar os produtos errados, eles podem realmente piorar sua condição!

  • Pele normal – Pessoas com pele normal têm pele seca, oleosa ou mista. É mais provável que tenham manchas e rugas porque seus poros ficam entupidos facilmente e não esfoliam com freqüência suficiente.
  • Pele seca – As pessoas com pele seca tendem a ser sensíveis e escamosas. A chave é a umidade e a hidratação! Use hidratantes que contenham ceramidas e ácido hialurônico (suplementos), assim como óleos naturais como azeite de oliva ou óleo de coco. Estes produtos ajudarão a fixar a umidade enquanto apoiam a produção de colágeno (pense: rugas).
  • Pele oleosa – A pele oleosa não é exatamente ruim para todos, mas também não é boa! Se você tem um rosto oleoso, então use uma loção matificante todas as manhãs ou noites antes de dormir para que sua tez possa ter menos brilho pela manhã. Você também deve evitar usar muitos óleos em seu rosto porque eles podem causar rupturas.

Os tipos de pele

Tipos de pele explicados

  • Pele oleosa: A pele oleosa tende a ser mais pesada e freqüentemente produz mais sebo do que o normal. Na maioria das vezes, a pele oleosa é saudável e normalmente não causa problemas. Você vai querer usar hidratantes ou produtos de limpeza com ingredientes absorventes de óleo e evitar produtos com ingredientes secantes.
  • Pele seca: Pessoas com pele seca normalmente estão do lado mais leve, mas ainda produzem mais sebo do que o normal. Muitas vezes elas têm manchas escamosas e ásperas que não respondem bem aos hidratantes ou limpadores. A pele seca pode ser tratada usando produtos que hidratam sua pele, incluindo óleos essenciais como o óleo de jojoba.
  • Pele sensível: Este tipo de pele é extremamente sensível e reage mal a muitos tratamentos, especialmente a produtos químicos agressivos. As peles sensíveis também tendem a se irritar facilmente, portanto você deve se manter afastado de produtos que contenham ingredientes como corantes e fragrâncias artificiais, pois eles irritarão ainda mais sua pele sensível. Tratar sua pele sensível pode ser difícil porque não é um tipo de pele conhecido; você precisa trabalhar para tratá-la individualmente a fim de encontrar o que funciona melhor para você!
  • Normal/seco/combinação: Os tipos de pele normal/seca/combinação são todos comumente chamados de “normais”, o que significa que reagem bem aos tratamentos, mas ainda produzem algum sebo. Você deve ser capaz de obter um bom equilíbrio desde que trate seu tipo de pele da maneira correta!

Como cuidar de sua pele

Pele seca:

A pele seca é o tipo de pele que não é capaz de produzir umidade. Ela precisa de muita ajuda com a hidratação e a esfoliação.

 Pele normal/combinação:

A pele combinada pode ser seca ou oleosa, dependendo da hora do dia ou de quais produtos você aplica em seu rosto. Ela não tem nenhuma reação, portanto não precisa de nada especial para o cuidado.

Pele sensível/acne-prona:

A pele sensível e com tendência a acne fica facilmente irritada e inflamada em certas áreas. Este tipo de pele deve ser tratada com cuidado e hidratada antes da aplicação de qualquer tratamento. Existem produtos específicos destinados a peles sensíveis e tratamentos contra a acne, o que seria útil neste caso.

Oleoso/combo:

A pele oleosa é o tipo de pele mais comum com todas as reações possíveis! As peles oleosas são propensas a rupturas, mas existem produtos que podem reduzir essas rupturas enquanto mantém seus óleos naturais bloqueados para que não fiquem fora de controle.

Os tipos de pele

Conclusão

Os tipos de pele são uma classificação da pele que pode ser encontrada no rosto, nas mãos e no corpo. Embora a classificação seja ampla, cada tipo de pele tem suas próprias características e precisa ser cuidada de uma maneira diferente.

Uma compreensão completa de seu tipo de pele o ajudará a escolher os produtos certos para usar e garantir que você esteja colocando seu melhor pé para frente a cada dia.