Hoje vamos falar sobre marcas que são bem comuns na vida das mulheres, porém muitas delas se sentem incomodadas e até com baixa autoestima.
As estrias acontecem devido a degradação da elastina e fibras de colágeno em nossa pele. Elas são depressões lineares que aparecem em nossa pele e acabam se formando em áreas propensas que acontecem o estiramento da pele.
Essas marquinhas podem variar, as mais comuns são nas cores roxas ou vermelhas, essas são geralmente as que apareceram recentemente pois com o passar do tempo, essas estrias atingem a tonalidade branca, com um leve enrugamento e atróficas.
Por que as estriar surgem?
Afinal, o que causa as estrias? Elas surgem, pois, as fibras de elastina e colágeno vão se degradando, sendo elas as responsavam por deixar a pele com sustentação e elasticidade, apesar de serem resistentes, não suportam por muito tempo.
Até hoje não sabemos as reais causas que levam a aparição das estrias, sabemos que elas surgem devido a pele ter se distendido em excesso. Dessa forma acorre uma inflamação e o rompimento das fibras de colágeno e nas fibras elásticas, devido isso, forma as cicatrizes.
Condições do surgimento das estrias
- Musculação intensa
- Implantes mamários
- Gravidez
- Perda ou ganho de peso de maneira rápida
- Crescimento rápido na adolescência
- Uso prolongado de corticoides
Onde surgem as estrias?
Elas podem aparecer em qualquer lugar do nosso corpo, existem lugares que são mais comuns pois acontece o esticamento da pele, como por exemplo:
- Barriga
- Braços
- Glúteos
- Seios
- Coxas
- Costas
Sintomas da estria
- Coceira
- Linhas brancas
- Linhas arroxeadas ou avermelhadas
Tipos de estrias
Não existem tipos de estrias, o que acontece são as variações que correm nelas. Quando se inicia a inflamação, as marquinhas ficam com a coloração arroxeada ou avermelhada, essas são chamas de estrias recentes. Depois de um certo tempo, essas estrias acabam cicatrizado e tornam-se brancas, que são conhecidas como as estrias envelhecidas.
Como evitar as estrias
Podemos prevenir as estrias de algumas formas, como ter alguns cuidados com o nosso corpo. A mais indicada é que você consiga controlar o seu peso para que não aconteça grandes distensões na sua pele. Outros cuidados:
- Beber cerca de dois litros de água diariamente
- Manter o corpo sempre hidratado com cremes hidratantes
- Praticar atividades físicas
- Evitar consumir gorduras, sal em excesso e doces
- Adquirir uma alimentação balanceada om legumes, verduras e frutas.
Tratamentos para as estrias
É necessário aumentar no corpo a produção de colágeno, que é o melhor resultado para cuidar das estrias. Outros cuidados para amenizar as marquinhas:
- Ácido retinóico: derivado da vitamina A, mantem a região hidratada e ameniza a irritação, prevenindo as fibras da pele.
- Esfoliação: serve para descamar a pele superficial, fazendo com que uma nova cresça, aumentando a formação de colágeno, elastina e fibras.
- Peelings: proporciona a descamação, estimulando a produção do colágeno e uniformizando a pele.
- Laser fracionado: promove a produção do colágeno com áreas de dano térmico.
Essas são as principais informações sobre o que são as estrias e como trata-las.