Para manter os cabelos lindos, hidratados e com os fios fortes, é essencial adaptar uma rotina de cuidados para os seus fios. Essa pratica deve ser ainda mais usada para as pessoas que usam produtos químicos em seus cabelos ou fazem o uso da chapinha, por exemplo. 

Não só a chapinha, mas o secador e babyliss também pode acabar com e estrutura das hastes do cabelo devido a sua temperatura e o calor que esses aparelhos liberam no cabelo. Mas não consigo deixar meu cabelo bonito sem esses aparelhos, o que fazer? 

É possível usar a chapinha e ainda assim manter o cabelo saudável, basta você seguir algumas das dicas que iremos contar aqui nessa resenha. Continue a leitura para saber tudo. 

Por que a chapinha pode danificar o cabelo?

Muitos são os fatores que podem danificar os fios do nosso cabelo, como por exemplo o caso doa procedimentos químicos e os aparelhos que usamos com muita frequência, como o caso do babyliss, secador e a famosa chapinha.  

O uso desses aparelhos eletrônicos no cabelo acaba danificando uma camada protetora que existe no fio do cabelo, chamada de cutícula, que é formada por escamas. Essas escamas quando estão saudáveis, se encontram fechadas, garantindo a ação e a defesa, além da hidratação das madeixas. 

Com o uso da chapinha, que contém um calor excessivo acabam removendo essa camada e barreira protetora do fio, deixando o fio frágil e causando muitos danos também ao couro cabeludo. Com esses danos, é possível que o cabelo sofra a quebra dos fios e a queda excessiva. 

Cuidados no uso de prancha ou chapinha

Dicas para ajudar seus fios com o uso da chapinha

Protetor térmico – Utilizar nos fios o protetor térmico é super importante e fundamental para que o cabelo não fique danificado. Ele é o produto mais importante para que utiliza a chapinha. Antes de passar a chapinha no cabelo, aplique o leave-in que irá criar uma barreira térmica para proteger a fibra capilar. 

O uso do protetor térmico também evita que o cabelo desbote e que o fio do cabelo fique rígido, ele é mais que fundamental para manter o cabelo bonito e saudável. Invista em um protetor térmico para que você garanta a proteção dos seus fios, mantendo maciez, brilho e força para o cabelo. 

Temperatura da chapinha – Muita das chapinhas possui uma opção de controle da temperatura, dessa maneira, com essa funcionalidade é possível que você opte por uma temperatura que não agrida tanto o seu cabelo, mesmo usando-a com frequência.  

Usar a chapinha com a temperatura muito baixa muitas vezes não é muita vantagem para os fios pois será necessário passar a chapinha na mesma mexa por muitas vezes, amentando ainda mais a chance de deixá-lo danificado. Porém, usar com a temperatura muito alta, ainda mais em quem possui os fios muito finos, pode provocar a quebra.  

A maioria dos protetores térmicos protegem os fios dos danos causados pela chapinha numa temperatura até 230 graus, esse é o limite que deve ser respeitado. Uma dica é diminuir a temperatura da chapinha para passar nos fios que são mais frágeis e delicados, como aquelas que ficam no contorno do nosso rosto. 

Lavar o cabelo todos os dias – Lavar o cabelo todos os dias pode ser muito prejudicial para os seus fios, ainda mais no caso de você utilizar a chapinha todos os dias. Se você passa a chapinha todo dia, e lava o cabelo todo dia, você espoe ele mais ainda ao calor e aos danos.  

Outro problema é que o shampoo acaba reduzindo e removendo a oleosidade que possui nos fios, essa limpeza que o shampoo causa, pode levar o ressecamento e atrapalhar os fios na hidratação natural da fibra, podendo danificar ainda mais seu cabelo.  

É indicado que você de um intervalo de dois ou três dias para lavar os cabelos, nesse meio tempo você pode optar por shampoos a seco no caso do seu cabelo for muito oleoso, dessa forma é possível também manter o cabelo liso, que é o efeito que a chapinha causa. 

Máscara de tratamento – Utilizar máscaras de tratamentos numa rotina de cuidado é essencial para o cabelo que é exposto a chapinha. É muito importante que os dois recebam um tratamento mais forte e intensivo como as máscaras de tratamento. 

Se você utiliza a chapinha todo dia, é essencial que coloque em sua rotina o uso das máscaras de tratamento. Você pode intercalar o uso dela com o do condicionador após enxaguar o shampoo para que todas as proteínas e os nutrientes que o fio necessita absorva no cabelo. 

A máscara de tratamento deve se reutilizada e aplicada na hora do banho, sendo aplicada e massageada em cada mecha do cabelo, do comprimento até as pontas. É aconselhável que não aplique a máscara na raiz, pois essa região geralmente não necessita de tratamento e pode causa oleosidade aos fios. Deixe agindo por alguns minutos que são indicados nas embalagens da máscara e depois retire em abundancia. 

Cuidados no uso de prancha ou chapinha

Realizar tratamento profissional – é essencial saber a hora de ir no salão e realizar um tratamento profissional. Dessa fora o cabelereiro irá indicar a melhor hidratação que seu cabelo estará precisando e indicar o melhor produto para os seus fios. 

Tente sempre reservar um horário na sua agenda mensal para realizar um procedimento no salão de beleza, pois isso ajudará muito na hidratação e saúde dos seus fios, com o tratamento correto e certo que seu fio está necessitando no momento. 

Deixe os fios descansar – é importante que você de um descanso para o seu cabelo no caso de você sentir que ele está caindo muito por causa do uso da chapinha. Utilize a chapinha quando for realmente essencial, em outro caso, evite utiliza-la para os fios descasarem do calor e aproveite esse tempo para fazer um tratamento com uma boa máscara para que a hidratação do fio aconteça e dessa forma ele fique mais saudável e forte para poder utilizar novamente a chapinha.