Muita gente acredita que cuidar da pele se trata de apenas lavar o rosto, tomar banho algumas vezes ao dia e coisas deste tipo, porém, vai bem além disto e hoje falaremos sobre o porque devemos tomar os devidos cuidados com os raios solares.

Portanto, se você acha que não é importante usar um filtro solar ou produtos do tipo, saiba que sim, é muito importante se você quer manter a sua pele mais jovem por mais tempo durante a sua vida e ter uma aparência mais agradável.

Muitas pessoas não sabem, porém os raios de sol podem ser muito prejudiciais a nossa pele e até mesmo causam câncer caso a exposição ao mesmo seja muito prolongada, como tudo na vida, se expor demais ao sol faz mal.

Como se proteger do sol:

Os raios UVA e UVB que são produzidos pelo nosso sol representam 95% da radiação que atinge o nosso corpo. Eles podem penetrar profundamente na pele e possuem um efeito cumulativo que pode provocar o surgimento de manchas, rugas, sardas e pintas.

Por isso, é importante saber quais os devidos cuidados com os raios solares que precisamos tomar. O mais básico entre eles é o uso de um bom filtro solar que tenha o FPS 30 ou superior. Devemos usar o mesmo diariamente e retocar ao longo do dia.

Principalmente quando estamos no verão, que é uma estação que se caracteriza pela forte presença do sol, precisamos evitar certas exposições, como por exemplo entre as 10 e 16hrs, pois os raios são mais fortes.

Também é indispensável o uso de um boné ou chapéu com abas largas que ajudem a proteger o rosto e o corpo do sol. Não podemos esquecer de manter o nosso corpo sempre hidratado, bebendo bastante água diariamente, aproximadamente 2L.

Cuidados com os raios solares

Escolha um bom protetor solar:

Dentre os cuidados com os raios solares, também estão os cuidados com os produtos nos quais estamos utilizando. O produto ideal é precisa oferecer uma boa absorção tantos dos raios UVA, quanto UVB, além de não irritar a pele e oferecer resistência a água.

No mercado existem dois tipos de protetor solar, sendo os físicos ou inorgânicos e os químicos ou orgânicos, cada um possuindo suas particularidades e se encaixando melhor aos tipos de pele e preferência de cada pessoa.

  • Físicos ou inorgânicos:

Estes são feitos de dióxido de titânio e também óxido de zinco. Estes se estabelecem na cama mais superficial de nossa pele, refletindo as radiações mais incidentes ao longo do nosso cotidiano.

  • Químicos ou orgânicos:

Estes funcionam como um tipo de esponja de raios, sendo capaz de transformar os mesmos em calor e evitando os perigos que temos na exposição ao sol.

Cuidados com os raios solares

Evitar longas exposições:

Muita gente não sabe dos devidos cuidados com os raios solares e acabam se expondo demais aos mesmos todos os dias, sem usar nenhum tipo de protetor. Por isso, a melhor dica é evitar se expor demais ao sol, mesmo na praia.