Sabemos que envelhecer é natural e acontece com todas as pessoas, porém existem alguns hábitos que podemos adaptar no nosso dia a dia para minimizar o desgaste da pele, mantendo-a mais jovem.

Quando nós falamos de pele e se é possível manter ela jovem por mais tempo, falamos não só da idade cronológica, mas também a idade biológica do nosso organismo, pois o envelhecimento acontece também pelo o desgaste das células.

A idade biologia das nossas células está relacionada com a cronológica, mas a situação que ela se encontra vai depender muito dos nossos hábitos. Vamos dar aqui um exemplo no caso de gêmeos, mesma idade cronológica, porém um com mais rugas e o outro não, isso acontece pois eles não possuem o mesmo estilo e hábito de vida.

Com isso podemos ter certeza que é sim possível manter a pele mais jovem por muito mais tempo, apenas praticando coisas simples na nossa rotina que pode fazer toda a diferença.

Vamos falar agora sobre os hábitos que podemos incluir na nossa vida para manter a pele mais luminosa hidratada e mais jovem por mais tempo.

Use filtro solar

É extremamente importante usar o filtro solar, sempre, mesmo que o sol não esteja presente. Passe o filtro solar no rosto, nas mãos, no colo e no pescoço, pois estes também envelhecem mais rapidamente.

Além das manchas que o sol pode causar na sua pele, ele também causa flacidez e rugas, pois os raios UVA penetram na derme e rompem as fibras que ela possui, destruindo a elastina, dessa forma causa o envelhecimento e a flacidez.

Existem também os raios UVB que chegam mais afundo na nossa derme e podem causar o câncer. Não existe nenhum protetor que barre 100% a radiação, porem muito bloqueadores solar chegam muito próximo dessa porcentagem.

Hidrate sua pele

Da cabeça aos pés, manter a pele hidratada é essencial para evitar o envelhecimento. Opte por produtos que contenham ácido hialurônico e o ômega-3, pois esses são agentes que bloqueiam a perda da água da pele, afastando os radicais livres das vitaminas que sua pele precisa, como a vitamina E e C.

Outro ingrediente muito eficiente para nossa pela é o aloe vera, que é ótimo para hidratar e minimizar inflamações, fora isso, para uma pele bronzeada, eles reduzem a descamação e prolongam o seu bronze.

Mesmo que a temperatura esteja baixa, é importante manter a hidratação da pele pois nesse momento a pele produz uma menor quantidade de sebo, causando o ressecamento. Nesse momento você pode optar por produtos que contenham manteiga de karité, ceramidas, silicone, andiroba e amônia.

Como manter a pele jovem

Esfolie a pele

Esfoliar a pele é um procedimento que elimina todas as células que estão mortas e remover impurezas que ficam entupindo nossos poros. Com os poros limpos, a penetração dos cremes para tratamento entra com mais facilidade, sendo mais eficientes.

Se você possui cravos e espinhas na sua pele, essa esfoliação é mais indicada e poderosa, pois a esfoliação vai retirar secreções de gordura que ficam na pele e alimentam a acne.

A esfoliação é influenciada pela idade, pessoas com pele mais madura, costumam tê-las mais delicadas e secas, por isso a esfoliação é indicada 1 vez por semana ou a cada 15 dias. No caso de peles oleosas podem utilizar um esfoliante suave todos os dias. No corpo a esfoliação deve ser feita 1 vez por semana.

Limpe sua pele

Use um sabonete especifico para limpar a pele do seu rosto, o sabonete corporal é abrasivos e resseca a sua pele, esses não são indicados para o rosto. A ideia é evitar que a pele fique ressecada, então escolha sabonetes próprios pra o rosto, em barra ou liquido. Esse sabonete deve conter um baixo Ph.

Cuida de dia e de noite

Durante o dia, aposte no filtro solar, independente se você estiver exposto ao sol ou não, até mesmo a tela do seu celular pode queimar, manchar e envelhecer sua pele. Além do filtro solar, utiliza durante o dia um hidratante.

Antes de dormir, aposto em ativos anti-idade, como por exemplo o ácido retinóico. É contra indicado utilizar cremes que possuem filtro solar durante a noite, pois eles podem entupir os seus poros.

Assim como não é indicado usar cremes com filtro durante a noite, também não é indicado utilizar cremes com retinol ou vitamina A durante o dia pois eles podem não tolerar a radiação.

Coma verdura, frutas e peixes

Os vegetais são os alimentos que reinam nessa área pois são ricos em sais minerais, vitaminas e fito químicos, que são os verdadeiros amigos das células do organismo. Essas substancias unidas possuem ação antioxidante que fazem o fígado produzir mais enzimas que de decompõem toxinas, que são como uma pedra no caminho para nossos nutrientes. Livre desse obstáculo, essas substancias podem espalhar seus benefícios, deixando a nossa pele muito mais viçosa.

Incluir na sua rotina os peixes, como sardinha, atum e o salmão garantem para o seu organismo o selênio, que é uma grande arma conta o o envelhecimento.

Adeus ao stress

Tente relaxar, faça coisas que você gosta, pegue uma praia, dorme bem, escute uma música. Já deve ter reparado que quando você está em estresse aparecem acnes? Isso tudo é causado pelo o stress que bombardeia nosso organismo fazendo as glândulas sebáceas produzirem uma maior quantidade de óleo. Essa gordura causa a inflamação, causando a acne.

Como manter a pele jovem

Beba água

É recomendado que você ingira 2 litros de água por dia, isso literalmente lava o seu corpo por dentro. Isso libera as impurezas que dificultam os nutrientes chegarem nas células, inclusive nas do nosso rosto.

Não duvide, não é água de mais, esse precioso líquido é o que recompõe tudo o que você perde por meio do suor, da urina e da respiração. Manter-se hidratado vai fazer sua pele ficar hidratada também, levando mais nutrientes, evitando o ressecamento e mantendo-a muito mais saudável.

Essas são algumas dicas para que você consiga manter uma pele mais saudável por muito mais tempo.